quinta-feira, junho 26, 2014

A Culpa é das Estrelas : O filme faz jus ao livro?!

Oi galera!

Hoje eu vim dividir com vocês a minha opinião sobre A Culpa é das Estrelas.

Eu assisti o filme na "pré-estreia", com mais três amigas, só uma dela tinha lido o livro (eu não li pra não chorar) e ela disse que o filme faz jus ao livro, mas ouvi de outras pessoas que o livro é muito mais emocionante, então, para colocar um ponto final nessa história, eu resolvi entrevistar as três amigas minhas que leram o livro, para vocês tirarem suas próprias conclusões.



1. Você costuma preferir filmes ou livros?

Amanda: Livros, porque eles me dão a liberdade de liberar a imaginação.
Lara: Livros porque tem mais detalhes e eu prefiro imaginar as personagens do meu jeito.
Paloma: Neste caso o livro mas normalmente filmes, pois sou bem preguiçosa e poucas coisas prendem minhas atenção. Para ser sincera, ACEDE foi o primeiro livro que consegui ler até o final.


2.Você conseguiria descrever o filme e o livro em uma palavra?

Amanda: Lição.
Lara: Tocante.
Paloma: Perfeitos.

3.Quais, na sua opinião são as maiores diferenças entre o livro e o filme?

Amanda: A diferença mais notáveis para mim são por exemplo a explicação que o Peter Van dá a Hazel sobre a morte de sua filha, não acontecer a citação da ex namorado do Gus, como Hazel descobre a carta ou seu texto fúnebre deixado por Gus .. coisa acho que para mim são pontos bons da história contada no livro que foi deixado de lado no filme.
Lara: O filme destaca a história de amor do Gus e da Hazel, já no livro eu senti que além da história deles, a jornada da doença dos dois também é apresentada, o que eu achei mais interessante já que a personalidade deles é mostrada muito mais através disso.
Paloma: No filme, Gus conta à Hazel que seu câncer voltou, num banquinho durante um ultimo passeio por Amsterdã, no livro ele da essa notícia dentro do quarto do hotel que estão hospedados e ainda pergunda "seria muito insano querer fazer amor agora?" no filme ele só pergunta "seria muito insano nos beijarmos?" haha. O filme não da tanta ênfase à aquela cena do posto, quando Gus tem um problema com seu tubo de alimentação, no livro é tudo muito mais intenso, hazel até recita um poema para Gus para tentar mante-lo acordado. Felipe, o cilindro de oxigênio, não ganha nenhum nome no filme 

4.Quais suas partes favoritas do livro e do filme?

Amanda: Minhas partes favoritas do livro é ele como um todo afinal cada pedaço dele você sempre está aberto a uma nova lição, um novo questionamento ou algo memorável que você não se esquecerá. Já do filme a parte que eu mais gostei foi quando a mãe de Hazel diz a ela seus planos junto ao seu marido depois que Hazel partir.
Lara: Não tenho uma parte favorita porque tanto o livro como o filme me envolveram bastante já que não é aquela típica história romântica entre adolescentes. Tudo é muito perfeito mesmo sendo dolorido
Paloma: É difícil citar partes favoritas pois todo o conjunto me encantou, mas toda aquela pequena enrolação quando Gus e Hazel estão se apaixonando, os olhares, as cantadas, as ligações, etc. O jantar em Amsterdã, o elogio fúnebre de Hazel e Isaac para Augustos (meu Deus, como chorei!) e quando Hazel encontra o elogio fúnebre que o próprio Gus escreveu para ela, antes de morrer


5.Houveram muitos cortes ou mudanças da história do livro no filme?

Amanda: Houveram cortes como em todos os filmes porem eu acho que deixaram de lados coisas do livro que pra mim são importantes, afinal quem só viu o filme vai achar fofo e tal só que não dá muito bem pra entender o real sentido da história, do titulo, o porque de “A culpa é das estrelas”.
Lara: Sim, acrescentaram uma cena dos dois em Amsterdã que não tinha no livro e cortaram muitas que eu queria ter visto, tipo quando a Hazel pesquisa sobre a Caroline e quando eles estão indo para o Oranjee e vêem as "sementes-confetes"
Paloma: Houveram algumas mudanças claro, acredito que sem elas o filme chegaria à 3 horas de duração. Mas nada que altere o sentido real da história. Boa parte das falas foram iguaizinhas as do livro, o que me fez pensar que eu ainda estava lendo, só que assistindo hahaha deu pra entender?


6.Você visualizava o filme de outra forma antes de assisti-ló? Se sim, qual?

Amanda: Não, afinal eu sabia que querendo ou não iam ter muitos cortes.
Lara: Não, imaginava que fosse mais ou menos assim, mas senti falta de algumas partes que estão no livro e a maioria das personagens do filme não são nada como eu imaginava.
Paloma: Na minha opinião o filme não poderia ser de outra maneira, a escolha dos atores, dos locais, enfim, tudo entrou numa sincronia.

7. Na sua opinião o filme faz jus ao livro? Por quê?

Amanda: Eu acho que não muito, afinal as ver o mundo você não consegue entender muito bem o porque do titulo, acho que eles tiraram uma parte que seria bom para que se entendesse o sentido do filme.
Lara: Sim, porque todo o "infinito" deles é contado e interpretado da mesma forma que está no livro. O jeito deles não mudou, apenas não foi mostrado completamente, mas em compensação os detalhes mais românticos e as "frases de efeito" dos dois continuaram iguais.
Paloma: Com certeza faz. Até porque John Green acompanhou tudo de perto, acho que ele se certificou de que tudo ia ficar bem próximo do que os fãs estavam imaginando.
A Shay e o Ansel, o que falar desses dois? Nunca vi um casal tão perfeito! Em entrevistas os dois disseram que leram o livro várias vezes, além do talento deles, isso deve ter ajudado a incorporar e pegar todos os trejeitos de Hazel Grace e Augustos Waters.

ENTREVISTADAS




"Amanda Souza, 17 anos, tauriana, sonhadora. Gosto de ler, viajar, estar ao lado das pessoas que eu amo, escrever, dormir, dançar e ouvir música.Como todas as pessoas tenho qualidades e defeitos, aqueles que talvez me tornem única no meu mundo, e acho que um dos meus maiores defeitos que também pode ser uma enorme qualidade é ser sonhadora. Sonhar com um mundo melhor, sonhar com uma vida apenas feita de sorrisos, sonhar que sou mais forte e que posso aguentar tudo sozinha, sonhar que a vida não é só sofrer, amar, sorrir e chorar mais também é voar."





"Lara, gaúcha, 14 anos. Gateira, viciada em livros, estudante, porém sempre em outro mundo onde não tenha escola, fotógrafa amadora, paixão por sapateado e um pouco alternativa/retrô. Apaixonada por várias bandas (nem caberiam todas aqui) e séries (não cabem também). Prazer em conhecê-los "



"Meu nome é Paloma, tenho 16 anos (e onze meses u.u). Gosto de cantar, dançar (apesar de ser uma pata dançando), sou evangélica, amo violino e violão, cachorros são minha paixão, sou tímida (as vezes), poucas pessoas conseguem me aguentar por muito tempo, não sou uma grande adepta da leitura, a música me move."




Bom galera, agora cada um pode tirar sua própria conclusão. Eu, como uma boa leiga, achei o filme muito bom, realmente emocionante, não posso opinar muito, porque não me sinto muito capaz, por não ter lido o livro.

Espero que vocês tenham gostado dessa ideia de ter entrevistas aqui no blog, tem muitas outras que eu quero fazer, mas vamos com calma!

Um beijo e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário